Como limpar os painéis solares fotovoltaicos e aumentar a eficiência?

Como limpar os painéis solares fotovoltaicos e aumentar a eficiência?

Os painéis de energia solar instalados no seu telhado podem armazenar em sua superfície detritos e substâncias como poeira, resíduos e poluição do ar e dejetos de pássaros. Se não forem limpos, poderão afetar o sistema e a produção de energia.

Tais partículas contribuem para impedir que a luz solar alcance as células fotovoltaicas nos painéis de energia solar prejudicando até 25%*, logo, quanto maior a sujeira retida, menor a geração de energia. *Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL).

Indicamos aos clientes o cuidado periódico com uma manutenção básica que inclui a limpeza ao menos uma vez por ano. Se a região tiver um regime de chuvas baixo, limpar de seis em seis meses. E vale avaliar com regularidade para ver se já é hora de uma nova limpeza.

É importante sempre colocar a segurança em primeiro lugar para evitar acidentes. Então você deve seguir cada um dos protocolos e desligar o sistema antes de qualquer manutenção.

OBS: Por razões de segurança é aconselhável que você NÃO suba no telhado por conta própria para fazer a limpeza e que, ou utilize equipamentos de segurança, ou contrate uma firma especializada.

Sugerimos escova com cerdas macias ou um rodo com lâmina emborrachada e/ou um pano fixado com uma longa extensão do cabo para maior alcance e mangueira para molhar os painéis apenas com água.

Cuidado para não aplicar pressão ou danificar os painéis solares! 

É mais indicado em dias nublados, no início da manhã ou à noite (evita choque térmico). Se o sol estiver forte, além de poder causar mal-estar, a água utilizada pode evaporar rapidamente dificultando a limpeza.

Na maioria das vezes, uma chuva média ou forte fará um excelente trabalho de limpeza dos seus painéis solares. A maioria dos telhados no Brasil possue 15° ou mais de inclinação, facilitando escoamento da sujeira levando a poeira embora.

Manutenção Preditiva: É baseada no estado do equipamento como um todo, em que se faz uma análise dos dados por inspeção e monitoramento, e verifica-se o sistema para evitar os problemas que podem gerar prejuízos e gastos com outros tipos de correções.

Manutenção Preventiva: É programada antes do surgimento de qualquer falha. Servem para preversituações de reparos e até eventuais recondicionamentos mesmo quando nada de errado for detectado. Lubrificações periódicas, ou calibrações e aferição do instrumento, por exemplo.

Manutenção Corretiva: É quando o sistema apresenta desgaste ou falha no equipamento e, consequentemente, peças e outros componentes precisam ser substituídos. A substituição tem como objetivo corrigir e recuperar o funcionamento adequado da máquina.  Etapa que requer mais gastos.

ATENÇÃO: Não molhe ou aplique produto químico em placas com qualquer dano, como trincas e rachaduras; Não pise sobre os módulos! Limpe só a parte superior! Siga todas as recomendações de segurança para ampliar a vida útil dos materiais.  

Inversores: Manter em local seco e limpo, com os cabos bem fixos e um cooler se necessário para manter a temperatura adequada.

Bateriais: São os itens mais sensíveis, também precisam estar em ambiente seco e o nível dos eletrólitos deve ser acompanhado já que a bateria não deve descarregars mais que o projetado.

A Ecomatize recomenda que sejam seguidos todos os procedimentos de segurança e se mantém disponível para esclarecer dúvidas de clientes e interessados, bem como ajudar como e quando possível.